INSTITUCIONAL

A Associação Empresarial de Ananindeua à ACIA têm a Missão de representar a classe empresarial do Município e defender aos interesses de seus associados, oportunizando desenvolvimento, integração e geração de negócios. Oferece informações e serviços à classe empresarial, também representa e defende os interesses empresariais, praticando o fortalecimento através do associativismo com a formação de Conselhos, Câmaras e Núcleos.

Pautada no comprometimento e ética a ACIA é considerada uma das Associações mais fortes e dinâmicas do Estado.

A referência em Cursos e Atualizações empresariais, oferece Consultorias, Serviços e informações, objetivando defender, fortalecer e melhor preparar o empreendedor. Para isso conta com uma ampla estrutura e uma equipe capacitada e experiente.

A ACIA disponibiliza a todos os seus associados o serviço de proteção ao crédito (SPC), em parceria com SPC Brasil, para consultas e negativações dos débitos em nível nacional, certificação digital, consultoria contábil e jurídica, com orientação jurídica e trabalhista, Assessoria em Qualidade, palestras e Cursos de atualização, oferece vantagens e oportunidades, através de uma rede de convênios e um serviço exclusivo aos Associados: ACIA Negócios, um portal de divulgação e fortalecimento de marca, marketing gratuito, moderno e inteligente e importante canal de negócios.

Para se cadastrar é simples. Basta preencher um formulário disponível no site da Acia, depois de enviado, aguardar o contato da associação para apresentar a documentação necessária, que são o Contrato Social e sua última alteração, CNPJ e Inscrição Estadual e identidade e CPF do representante junto a Acia.

Depois de realizada a efetivação do cadastro o associado poderá desfrutar de todas as vantagens que a Acia oferece, sendo a principal delas, a rede de relacionamento.

HISTÓRICO

No dia 15 de maio de 1986, com o objetivo de defender interesses, conquistar direitos e fortalecer a classe empresarial, foi fundada a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Ananindeua – ACIA, sob a presidência de Raimundo Nonato C. Barbosa (in memória).

Com recursos pessoais daquele Presidente, fez-se a legalização da entidade. No entanto, os associados, sem motivação, notaram que a intenção do presidente era se lançar na política. Desta forma, a associação que acabara de nascer enfraqueceu, já que não possuía uma liderança voltada aos interesses da classe empresarial.

Sete anos depois, em 1995 a 1996, uma conversa entre os amigos António Danúbio (in memória) e Francildo Maués, fez surgir o projeto de reativar a associação. Assim, foi realizada uma assembleia com cerca de 20 empresários de Ananindeua, entre eles, Francisco Fernandes, Manoel Luiz, Raimundo Barbosa, António Danúbio e Francildo Maués e decidiu-se reativar a Associação, agora sob a presidência de Valdemir L. da Silva.

A primeira sede da associação foi um apartamento situado na Rua do Maguary, cedido por Danúbio. Ao término do mandato da primeira presidência, a ACIA possuía 130 associados.

De 1996 a 2000 a Associação Comercial alavancou sob a Presidência de António Danúbio, um empreendedor dinâmico, ousado e de fácil relacionamento.

O biênio seguinte (2000-2002) contou com a sabedoria e liderança do Sr. Reginaldo Ferreira, que conferiu mais profissionalismo a Casa.

Em 2003 e 2004 o sempre atuante, António Danúbio reassume a Presidência. A grande sacada para alavancar a associação foi o Ananindeua Country. O evento, objetivava aumentar a visibilidade da Associação e arrecadar recursos para a compra de uma nova sede.

Com um novo nome, mas mantendo a mesma sigla, a Associação passou a se chamar Associação Empresarial de Ananindeua.

De 2005 a 2006 a ACIA foi presidida pelo Sr. Ivan Sampaio. A sequencia foi de Francildo Maués (2007 a 2009). Em sua gestão (fevereiro de 2008) a entidade, que carinhosamente chamava e assim até hoje o é, a "Casa dos Empresários", conseguiu realizar o sonho de comprar a sede própria, onde está instalada até hoje.

Em 2007, em seu aniversário de 21 anos, a associação entregou a autoridades e empresários a Comenda "António Gonçalves da Silva", nome que homenageia o pai do empresário Antonio Danúbio. O empreendedor, que foi o segundo comerciante a se instalar ao longo da BR 316, sempre manteve o forte desejo de desenvolver Ananindeua e enxergou na Acia a excelente oportunidade de tornar concreto este objetivo.

Então considerada uma das Associações mais fortes do Estado, de 2009 a 2010 a Acia, ganhou mais representatividade com a retomada do Sr. Reginaldo Ferreira à Presidência.

Em sua gestão a ACIA ganhou o ACIA Sustentável, programa socioambiental pioneiro em Associaçõses Empresariais, criado pelo CME.

Em 2010, a Associação Empresarial de Ananindeua, perde um de maiores benfeitores e apoiadores, seu fundador António Danúbio.

De 2011 a 2012 assumiu a Presidéncia o Sr. Francisco de Assis (Macaíba), um presidente popular, que muito trabalhou e lutou pela Associação. Seu mandato foi marcado pela missão empresarial à China, fortalecimento da representatividade da ACIA e um Canal de Negócios moderno e eficiente, o ACIA Negócios, um Projeto do CONJOVE.

Aos 25 anos de fundação, com mais de 500 associados, a ACIA é considerada a segunda maior associação do Estado e uma das mais dinâmicas do Norte do País.

REPRESENTATIVIDADE

Reformando seu papel e contribuindo com o desenvolvimento do município, a ACIA se faz presente em alguns setores de grande importância como: Conselho da Confederação das Associações Comerciais do Brasil, Vice-Presidência da Federação das Associações Comerciais do Estado do Pará, Secretaria de desenvolvimento econômico e social, conselho de habitação, conselho de emprego e renda e conselho do meio ambiente.

Ao se fazer respeitar, a ACIA garante portas abertas e valorização a cada associado!

Publicidade

TOP